POR GUSTAVO MARQUES JORNALISTA

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Pessoa Idosa (Deai), prendeu nesta terça-feira (31), durante a fase oito da Operação Desumanus, um homem de 25 anos por exploração financeira, ameaça e injúria qualificada contra sua avó, de 71 anos.

Segundo as informações, a idosa, mesmo com sérios problemas de saúde, era obrigada pelo neto a fazer faxinas, lavar e passar roupas de terceiros para repassar o dinheiro do trabalho ao neto a fim de que ele comprasse drogas para consumo.

A prisão foi feita no Setor Santos Dumont, em Goiânia. A casa estava bagunçada e havia comida vencida na pia. A idosa vítima estava na quinta casa da semana, trabalhando como diarista. Uma neta confirmou os fatos.

O autuado tem diversos registros de ocorrências como autor de roubos, furtos e tráfico de drogas.

O nome e qualificação do autuado estão sendo divulgados em razão de ser suspeito de praticar vários roubos na região leste de Goiânia, conforme despacho do delegado responsável pela prisão, com base na Lei nº 13.869/2019 e da Portaria nº 547/2021 – PC.

Crimes

A exploração financeira de idoso é crime previsto no artigo 106 do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), com pena de reclusão de dois a cinco anos e multa. A ameaça é crime previsto no artigo 147 do Código Penal, com pena de reclusão de um a seis anos. A injúria qualificada é crime previsto no artigo 140, § 3º, do Código Penal, com pena de reclusão de um a três anos e multa.

Operação Desumanus

A Operação Desumanus é uma operação conjunta da Polícia Civil de Goiás e do Ministério Público de Goiás, que tem como objetivo investigar e combater crimes contra a pessoa idosa. A operação já realizou diversas prisões e apreensões em todo o estado.

Recomendações

A Polícia Civil orienta que familiares e vizinhos de idosos fiquem atentos a possíveis sinais de exploração financeira ou de outros tipos de violência. Em caso de suspeita, é importante denunciar o caso às autoridades competentes.

Deixe seu Comentário