Brasil e Cuba restabelecem relações após encontro de Lula com Miguel Díaz-Canel

Os dois dirigentes participam da 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos na Argentina

 presidente Luiz Inácio Lula da Silva que está cumprindo agenda na Argentina, teve um encontro com o dirigente cubano Miguel Díaz-Canel, nesta terça, 24. Após o encontro, Lula publicou uma foto dos dois e comentou sobre a retomada das relações entre os dois países: “O Brasil restabelecendo suas relações diplomáticas no mundo.”


Díaz-Canel, que publicou a mesma imagem, chamou Lula de “irmão” e expressou “alegria” pela volta do Brasil à Celac. “Compartilhamos o desejo de fortalecer as relações bilaterais nas esferas de interesse mútuo, de acordo com os laços históricos de amizade entre nossos povos”, escreveu a autoridade cubana.

A reunião entre os dois dirigentes aconteceu durante as agendas da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), associação criada em 2010 e composta por 33 países. Nesta terça-feira, 24, a conferência da Celac aprovou um documento exigindo o fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba

Na agenda cumprida pelo presidente Lula teve encontros bilaterais com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley; com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel; com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Qu Dongyu; além do próprio presidente argentino, Alberto Fernández. Dois outros encontros foram cancelados, com Nicolas Maduro da Venezuela e com a vice-presidente argentina, Cristina Kirchner.

Deixe seu Comentário