O presidente Lula garantiu que ninguém passava fome no Brasil, quando ele deixou o governo, em 2010. Contudo, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desmentem a fala do petista, visto que, naquele ano, havia pouco mais de 11 milhões de pessoas sem comida no país.


“O Brasil não tinha mais fome quando deixei a Presidência”, disse Lula, durante encontro com o presidente do Uruguai, Lacalle Pou, em Montevidéu, na quarta-feira 25. “Hoje, tem 33 milhões de pessoas. Significa que quase tudo o que nós fizemos de benefício social no meu país, em 13 anos de governo, foi destruído em sete anos. Três do golpista Michel Temer e quatro do governo Bolsonaro.”


Segundo o IBGE, em 2010, pelo menos 11,2 milhões de pessoas no país passavam fome ou corriam o risco de ficar sem se alimentar por falta de dinheiro. A estatística do instituto considerou os dados da população em 2009.

Além dos que passavam fome, o IBGE constatou que 65,5 milhões de brasileiros tinham alguma dificuldade para se alimentar. Segundo o instituto, 40,1 milhões viviam em situação de insegurança alimentar leve (quando há incerteza quanto ao acesso a alimentos em um futuro próximo e/ou quando a qualidade da alimentação já está comprometida).


A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail noponto@revistaoeste.com.

Deixe seu Comentário