Emissora carioca adotou a política de ampliar a representatividade racial na programação e o temor é ser “cancelada” na internet

Com demissões em massa no jornalismo, a TV Globo está tendo cautela para não perder a diversidade. Assim também evitar ser “cancelada” na internet. Apesar dos recentes cortes nas despesas, a emissora segue com a política de ampliar a representatividade racial na programação.

Fontes das redações da Globo em São Paulo e no Rio de Janeiro, ouvidos pelo site Terra, confirmam que a direção da emissora poupou profissionais negros da onda de demissões. Nos últimos anos, a Globo intensificou a presença de pessoas pretas e pardas no seu jornalismo. Apesar disso, a quantidade é desproporcional em relação à população do país.

Em outubro de 2022, a Globo criou a diretoria de Diversidade. O departamento é comandado pela executiva negra Samantha Almeida. A principal missão dela é ampliar a presença de negros. Além de produzir mais pautas sobre a história e a cultura afro-brasileiras em novelas, séries e outros programas.

O jornalismo, departamento mais afetado pelos cortes recentes, tenta aplicar a mesma medida de inclusão em seu elenco majoritariamente branco. Para se ter ideia, a presença de apresentadores, repórteres e comentaristas negros ainda é pequena na Globo. A sinalização para a inclusão é possível ver no principal telejornal do canal. Na quinta-feira, 6, Aline Midlej e Marcio Bonfim cobriram a folga de Renata Vasconcellos e William Bonner, na bancada do ‘Jornal Nacional’.

Em grupos de WhatsApp circulou um boato de que dois jornalistas negros da Globo estariam na lista de corte. Os veteranos seriam Heraldo Pereira e Zileide Silva. Ambos estariam cotados para sair por terem altos salários. Mas, até o momento não foi confirmado.

Eventuais demissões de ícones negros queridos pelos telespectadores certamente vão gerar críticas e possível cancelamento da emissora nas redes sociais. Porém, há quem conteste o conceito de equidade racial na mídia, alegando que o profissional deve ser avaliado apenas pelo talento, nunca pela cor da pele.

R7


Deixe seu Comentário