Em 48 anos de relações diplomáticas 7 chefes do Executivo brasileiro visitaram o país asiático.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve embarcar para a China na 3ª feira (11.abr.2023). Esta será a 4ª visita de Lula ao país asiático.
Ao todo, 7 presidentes brasileiros já visitaram o país desde o início das relações diplomáticas entre os 2 países em 1974.
O embarque estava inicialmente programado para 26 de março de 2023, mas no 25 de março por orientação médica, a viagem foi adiada.
Lula foi diagnosticado com pneumonia leve e, apesar de os seus médicos dizerem que seu quadro de saúde é bom, ele ainda estaria no período de transmissão do vírus da Influenza A nos dias em que estaria na China.
Lula terá compromissos públicos na China durante toda a estadia.
A expectativa é de que o presidente brasileiro vá a Pequim, capital do país, e Xangai. O encontro com Xi Jinping será realizado em 14 de abril. O governo brasileiro havia elencado uma série de acordos para discutir com o governo chinês.
O Planalto trabalha com a expectativa de fechar ao menos 20 acordos em diversas áreas. As relações diplomáticas entre Brasil e China completam 49 anos em agosto de 2023.