Declaração se deu depois de o presidente Lula dizer que os EUA estavam encorajando a guerra na Ucrânia.

Os Estados Unidos criticaram o Brasil nesta 2ª feira (17.abr.2023) depois de o presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT) dizer que o país estava encorajando a guerra na Ucrânia. 

Em conversa com jornalistas, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que Lula “repete a propaganda russa e chinesa como papagaio sem olhar para os fatos”.

Afirmou também que os comentários do presidente brasileiro “foram equivocados”.

As informações são da AFP. O porta-voz ainda afirmou que “obviamente” os Estados Unidos querem que a guerra acabe e que isso seria possível “se Vladimir Putin parasse de atacar a Ucrânia e retirasse suas tropas”. Kirby disse que as falas de Lula são “profundamente problemáticas”.

Afirmou ainda serem “simplesmente equivocados” os comentários do petista sobre a possibilidade de a Ucrânia ceder o território da Crimeia para a Rússia.

“Os comentários mais recentes do Brasil de que a Ucrânia deveria considerar ceder formalmente a Crimeia como uma concessão de paz são simplesmente equivocados, especialmente para um país como o Brasil, que votou para defender os princípios de soberania e integridade territorial [na ONU]”, disse Kirby.

Em conversa com jornalistas nesta 2ª (17.abr), o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, respondeu John Kirby.

Perguntado se concordava com a fala de que o Brasil estaria repetindo discurso russo, Vieira disse: “Não concordo de forma alguma. Não sei como e por que ele chegou a essa conclusão. Aliás, não sei nem quem falou isso. Quem foi? Desconheço as razões pelas quais disse“. o porta-voz do bloco europeu.

Crédito- Poder 360

Deixe seu Comentário