Política
19/04/2023 11H18
Durante coletiva com ministros, senadores e juízes sobre as medidas que o país tomará em relação à violência nas escolas, o presidente do Brasil, Lula, culpa os videogames e responsabiliza os pais pelo aumento da violência ao permitir que crianças pequenas joguem em tablets.
Ele menciona também que os videogames não ensinam sobre amor nem educação, somente sobre violência. Em uma das falas ele afirma que os games estão ensinando a “molecada” a matar. Em outro trecho, ele diz não haver dúvidas de “moleques” de 8, 9 e 12 anos jogam “essa porcaria”.
Lamentavelmente, o presidente do Brasil emitiu falas que não condizem com a verdade. Várias pesquisas, como mencionamos em outras matérias, comprovam que videogames não aumentam ou provocam a violência da pessoa que está jogando.
A pesquisa mais recente chegou a fazer um teste com 1000 pessoas e não evidenciaram mudanças no comportamento.
Outro ponto infeliz é que no Brasil todos os jogos possuem classificação etária, então jogos violentos só podem ser comprados com a autorização de um adulto. Por fim, os jogos também contribuem com a educação, sendo possível, por exemplo, aprender outras línguas, culturas, cálculos entre outros diversos tópicos.
Mais uma vez os consoles se tornaram bodes expiatórios. O que você achou sobre essa fala do atual presidente Lula?
Créditos- CNN