Genial/Quaest entrevistou representantes de 92 fundos de investimentos de SP e do Rio; 92% acreditam que o texto será aprovado no Congresso.

Pesquisa da Genial/Quaest divulgada na 4ª feira (10.mai.2023) mostra que só 3% dos operadores de mercado têm visão positiva sobre o marco fiscal do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outros 49% avaliam o projeto como regular, enquanto 48% não aprovam a proposta. Apesar da alta rejeição, 92% creem que a regra será aprovada pelo Congresso. O relator na Câmara, Cláudio Cajado (PP-BA), disse que o parecer do texto deve ser apresentado na próxima semana (15.mai a 19.mai). Eis a íntegra da pesquisa (19 MB).

Os entrevistados avaliaram as probabilidades de trechos discutidos pelo setor econômico sejam incluídos no texto do marco fiscal. Entre os pontos, estão: contingenciamento de despesas por frustração de receitas: 40% avalia como provável e 53% como mais ou menos provável; criminalização de Lula por descumprimento de metas: 64% diz ser improvável e 10% provável; proibição de reajustes de funcionários públicos por descumprimento de metas: 51% vê como improvável e 44% mais ou menos provável; limites nos gastos de saúde e educação: 84% analisa como improvável, contra 15% que diz ser mais ou menos provável; limites nos gastos de saúde e educação: 84% analisa como improvável, contra 15% que diz ser mais ou menos provável.
O levantamento entrevistou, de forma on-line, 92 fundos de investimento sediados em São Paulo e no Rio de Janeiro de 4 a 8 de maio de 2023. O público é formado principalmente por gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado.



Poder 360

Deixe seu Comentário