Ministro do STF tenta conversar há dois meses com o presidente


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, está insatisfeito com a falta de acesso direto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No fim de semana, Moraes participou de uma festa no Rio de Janeiro. No evento, o magistrado expressou suas queixas em alto e bom som diante de advogados e outros ministros. A informação foi publicada nesta terça-feira, 16, na coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo.

Segundo a publicação, Moraes disse que conversar com Lula é excessivamente difícil, porque o presidente não usa celular e para falar com ele é necessário sempre passar pelo filtro de um assessor.

O ministro também teria contado que, há pelo menos dois meses, tem insistido em mandar mensagens para o Planalto, no entanto, até agora não teve o retorno de Lula.

O maior interesse de Moraes é convencer o presidente a indicar o ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça, para a vaga aberta no Supremo com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski, ocorrida em abril.

Ainda conforme a coluna, Lula tem evitado o ministro justamente para fugir da pressão para escolher outro candidato ao Supremo. Lula já deu todos os sinais de que vai indicar o seu advogado pessoal Cristiano Zanin.

Os interesses do ministro do STF não param por aí. Ele ainda pretende ocupar as duas novas vagas que serão abertas nesta semana no Tribunal Superior Eleitoral, para ampliar o poder e manter a influência sobre as decisões da Corte Eleitoral mesmo depois de deixar a presidência, em junho de 2024.

O ministro tem feito campanha pelo advogado Floriano de Azevedo Marques, professor da USP e seu amigo há cerca de 40 anos.

Revista Oeste


Deixe seu Comentário