Presidente foi convidado pelo premiê japonês, Fumio Kishida, para a cúpula do G7, realizada em Hiroshima.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou por volta de 12h45 desta 5ª feira (18.mai.2023) a Hiroshima, no Japão, onde participa da cúpula do G7 (grupo das maiores economias do mundo) e terá ao menos 7 encontros bilaterais durante a viagem. O petista foi convidado pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e encontrará com os chefes de Estado alemão, francês e outros.

Leia a lista de encontros bilaterais de Lula no Japão: primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese; primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida; presidente da Indonésia, Joko Widodo; presidente da França, Emmanuel Macron; primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz; primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh; secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres.

As reuniões bilaterais são negociadas e confirmadas conforme as agendas dos chefes de Estado. O Poder360 apurou que ao menos mais 1 encontro deve acontecer: com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Na cúpula do G7, Lula participará de 3 sessões de debate. Duas serão realizadas no período da tarde no sábado (20.mai) e uma, na manhã de domingo (21.mai), no horário local de Hiroshima. Também no domingo, o presidente visitará o Parque Memorial da Paz de Hiroshima para prestar homenagem às vítimas do ataque nuclear na cidade durante a 2ª Guerra Mundial.

Nos encontros durante a cúpula, os líderes discutirão temas como a guerra na Ucrânia, a dinâmica inflacionária nas principais economias do mundo, maneiras de enfrentar as vulnerabilidades dos países de baixa e média renda por conta da crise da dívida e formas de acelerar ações voltadas à mudança do clima e à transição energética.  Leia a agenda de compromissos de Lula no Japão: Com a ida ao Japão, Lula terá visitado 9 países desde o início do governo. Antes, foi à Argentina, Uruguai, EUA, China, Emirados Árabes, Portugal, Espanha e Reino Unido. Além da ida ao G7, o presidente deve participar dos encontros do Mercosul, Brics, G20, ONU e Conferência do Clima nos próximos meses. O petista já passou 19 dias fora do país desde 1º de janeiro....

Poder 360


Deixe seu Comentário