Presidente da Ucrânia também quer encontro com o premiê indiano, Narendra Modi; em comum, Brasil e Índia ainda mantêm posição de neutralidade quanto à guerra.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky vai ao encontro do G7, grupo de algumas das principais potências econômicas do mundo, no Japão, e quer um encontro com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ideia é ter uma reunião bilateral e falar sobre a guerra na Ucrânia. A informação foi confirmada por integrantes do Itamaraty que acompanham a reunião. Além de Lula, Zelensky procurou o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, para encontro da mesma natureza. Em comum, tanto a Índia quanto o Brasil têm mantido posição de neutralidade sobre o conflito na Europa.

Lula tem dito que quer criar um “clube da paz“ com países dispostos a mediar o fim do conflito. Até o momento, não houve sinalização da Rússia ou da Ucrânia de apoio à proposta. Outras potências tampouco demonstraram interesse em juntar-se ao grupo. Em 16 de abril, Lula disse, durante visita aos Emirados Árabes Unidos, que a culpa da guerra era “dos 2 países“. Uma semana depois, em 22 de abril, em visita a Portugal, negou ter igualado os 2 países e disse que a “Rússia errou“.

O principal objetivo do encontro com Lula é ter uma foto ao lado do brasileiro. Será uma forma de manter uma certa pressão sobre as posições brasileiras ante a opinião pública global.

LULA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um dos convidados para a cúpula do G7. Ele chegou a Hiroshima na 5ª feira (18.mai.2023). Além de participar de debates, Lula terá ao menos 7 encontros bilaterais durante a viagem. Segundo o Financial Times, além de buscar reforçar o apoio ocidental, Zelensky quer se aproximar de participantes não pertencentes ao G7, como o Brasil e a Índia, durante a cúpula.

Poder 360

Deixe seu Comentário