Companhia deve criar superintendências regionais em Recife e Belo Horizonte –cidades que já mantêm escritórios de representação.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda ampliar superintendências na Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) para contemplar a distribuição de cargos nos escalões inferiores do Executivo e, assim, fortalecer sua base no Congresso. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo e confirmada pelo Poder360. Em nota, a companhia confirmou que avalia a criação de superintendências regionais em Recife e Belo Horizonte, cidades em que já mantêm escritórios de representação. “No momento não há estimativas de custos nem definição sobre cargos”, afirmou.

Com o orçamento de R$ 2,7 bilhões em 2022, a Codevasf é uma das empresas públicas mais cobiçadas por políticos. Vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, ela desenvolve projetos de irrigação de forma sustentável das bacias hidrográficas em que atua. A estatal foi criada em 1974 para atuar principalmente no entorno do Rio São Francisco, mas, com o passar do tempo, teve sua atuação e orçamento aumentados.

Além da distribuição de cargos, o governo aposta em liberação de emendas para reorganizar sua base aliada e assegurar aprovação de projetos no Congresso. As duas derrotas no começo do mês levaram Lula a ordenar que os ministros começassem a liberar o dinheiro.

No começo do governo, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, indicou que o governo usaria a distribuição de cargos em troca de apoio no Legislativo. Num 1º momento, Lula nomeou indicados de partidos como ministros. Cargos abaixo desse nível estão sendo ajustados.

 Poder 360



Deixe seu Comentário