Trâmites da decisão do TSE vão ser discutidos com a Mesa Diretora

O presidente da Câmara dos DeputadosArthur Lira (PP-AL), marcou para esta terça-feira, 6, uma reunião com a Mesa Diretora para discutir os trâmites da cassação do mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

A Câmara deve validar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e confirmar a cassação do parlamentar paranaense. A reunião da Mesa Diretora está marcada para ocorrer no início da tarde.

Pelas redes sociais, Deltan Dallagnol confirmou a realização da reunião e conclamou seus eleitores a pressionar os parlamentares para rejeitar a decisão do Tribunal.

Cassação

Dallagnol foi cassado em maio pelo TSE. O relator do caso do parlamentar na Corte, ministro Benedito Gonçalves, entendeu que Dallagnol tentou burlar a Justiça, ao deixar o Ministério Público durante o período em que, segundo o magistrado, respondia a processos administrativos, e que poderiam resultar em condenação, transformando-o em “ficha suja”. “Manobra para driblar a inelegibilidade”, afirmou o integrante do TSE.

A ação contra Deltan Dallagnol chegou ao TSE por meio de ação movida pelo PMN e pela Federação Brasil da Esperança, que é composta de PT, PCdoB e Partido Verde.

A decisão do TSE reverteu entendimento anterior, porque, durante o período eleitoral de 2022, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) havia rejeitado o pedido por parte dos petistas e de outros partidos de esquerda.

Revista Oeste


Deixe seu Comentário