O gigante do streaming musical Spotify anunciou, nesta segunda-feira, 5, que vai demitir cerca de 200 pessoas apenas no setor de podcasts da empresa. O corte representa uma redução de 2% na força de trabalho global de funcionários.
Segundo o documento enviado aos demitidos, a medida faz parte de um realinhamento estratégico da plataforma. “Estamos expandindo nossos esforços de parceria com os principais podcasters de todo o mundo, com uma abordagem personalizada para cada programa e criador”, diz o texto, assinado pela vice-presidente do Spotify, Sahar Elhabashi. “No entanto, isso requer adaptação.”
O Spotify informou que esses funcionários serão convidados para conversas individuais e receberão uma indenização — com cobertura de assistência médica e suporte de recolocação.
Outra modificação na estrutura do Spotify é o agrupamento de subsidiárias de podcast, a Parcast e o Gimlet Studios, em uma só divisão.
Este é o segundo corte anunciado pela plataforma de streaming neste ano. Em janeiro, a empresa demitiu 600 funcionários — o que representava, na época, 6% do quadro global de profissionais.
Desde o início do ano, as empresas de tecnologia, como o Spotify, já demitiram mais de 200 mil funcionários. Os números aparecem na plataforma Layoffs.fyi, que monitora as demissões do setor ao redor do planeta. Em média, os cortes superam 1,2 mil pessoas por dia.
Revista Oeste