Deputados do MDB, PSD e União Brasil, que fazem parte da base aliada do governo, assinaram um pedido de impeachment contra o presidente Lula. O documento, protocolado na Câmara nesta terça (6), tem a assinatura de 48 deputados de oito partidos.
O MDB tem três representantes na Esplanada dos Ministérios: Transportes, Planejamento e Cidades. O PSD, por sua vez, chefia a Agricultura, e Pecuária, Pesca, e Minas e Energia. O União comanda o Turismo e Comunicações.
Os deputados do MDB que assinaram o documento são Delegado Palumbo (SP) e Thiago Flores (RO). Do PSD, Sargento Fahur (PR), e do União, Rodrigo Valadares (SE). Além das três siglas, há signatários de outros cinco partidos no documento: PL, PP, Novo, Republicanos, Podemos e PSDB.
O pedido de impeachment cita supostos crimes de responsabilidade que o petista teria cometido com Nicolás Maduro e Cristiano Zanin. O deputado Sanderson (PL-RS) diz que o petista quebrou tratados internacionais ao receber o presidente venezuelano.
O bolsonarista ainda argumenta que ele teria violado o princípio da impessoalidade ao indicar o advogado para o Supremo Tribunal Federal.
DCM