
Senadores deram parecer favorável para indicados às diretorias de Política Monetária e de Fiscalização, respectivamente
A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado aprovou, por 23 votos favoráveis e 2 contrários, a indicação do economista Gabriel Galípolo para a Diretoria de Política Monetária do BC (Banco Central). O funcionário público Ailton Aquino deve comandar a Diretoria de Fiscalização da autoridade monetária. Ele teve 24 votos favoráveis e 1 contrário. Ambos foram indicados pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e passaram por sabatina na comissão. A sessão começou às 10h13 desta 3ª feira (4.jul) e terminou às 12h38. Foram 2h25 minutos de sabatina.
Depois da análise e votação pela CAE, os indicados deverão passar por avaliação no plenário do Senado, prevista para ser realizada ainda nesta 3ª feira (4.jul). Para serem aprovados, precisam de ao menos 41 votos dos 81 senadores. Caso sejam aprovados, Galípolo e Aquino ocuparão os cargos por 4 anos, até 28 de fevereiro de 2027. Há ainda a possibilidade de recondução por igual período, caso o presidente da República volte a indicá-los.
Galípolo assumirá o cargo que era do economista Bruno Serra Fernandes, que teve o mandato encerrado em 28 de fevereiro de 2023 e deixou o BC em 27 de março de 2023. Posteriormente, o Diogo Abry Guillen, diretor de Política Econômica, acumulou a função interinamente. Já a diretoria de Fiscalização é comandada por Paulo Souza, que também teve o mandato encerrado em 28 de fevereiro de 2023, mas aguarda o sucessor no cargo.
Poder 360