As 5 lives do chefe do Executivo somaram 438,7 mil visualizações no Facebook; resultado é tímido em comparação com as milhões de visualizações que registravam as transmissões de Bolsonaro na mesma rede social.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou sua 5ª live semanal. Chamada de “Conversa com o presidente”, as 5 edições do programa acumulavam 1.476.394 visualizações nas redes sociais oficiais do chefe do Executivo e do governo até às 11h desta 3ª feira 3ª feira (11.jul.2023). As lives são transmitidas ao vivo nas páginas oficias de Lula no YouTube, Facebook e Twitter e nos canais no YouTube da TV Brasil e do Palácio do Planalto. A principal transmissão, porém, é no canal oficial do presidente no YouTube.
O resultado da audiência das lives de Lula é tímido quando comparado com as transmissões de Jair Bolsonaro (PL) durante o seu governo, de 2019 a 2022. O ex-presidente falava ao vivo tradicionalmente às quintas-feiras, às 19h, e o seu principal canal de transmissão era a sua página no Facebook. As lives mais assistidas de Bolsonaro acumulam milhões de visualizações. A mais visualizada (assista aqui), transmitida em agosto de 2021, teve 13,8 milhões de espectadores (apenas no Facebook) até 13 de junho, dado mais recente divulgado pela Bites. Até às 11h desta 3ª feira (11.jul), as 5 edições do “ “Conversa com o presidente”, somadas, registravam apenas 438,7 mil visualizações no Facebook.
Para Manoel Fernandes, diretor da empresa de análise de dados Bites, o bolsonarismo “dominou” a técnica da comunicação nas redes sociais enquanto a esquerda não conseguiu digitalizar sua rede de apoiadores. “Bolsonaro foi forjado dentro desse mundo da rede social. O Lula, não. O Lula foi forjado dentro do mundo analógico. Na verdade, enquanto Bolsonaro praticamente nasceu como político digital nesse universo, Lula está em um processo de transição tanto ele quanto a estrutura de comunicação do governo”, disse Fernandes.
A 1ª edição foi em 13 de junho e teve baixa audiência. A mais recente, transmitida a partir das 8h30 desta 3ª feira (11.jul), durou 32 minutos e teve cerca de 28.580 visualizações simultâneas considerando todas as transmissões. Ao final, somava pouco mais de 32.570 views.
O maior pico de audiência foi registrado no canal no YouTube de Lula, com 5,4 mil visualizações. Ao todo, 7,6 mil pessoas assistiram Lula em tempo real.
Poder 360