Presidente defende a China e declara que “teve gente poluindo o planeta antes” da nação asiática
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 3ª feira (18.jul.2023) que alguns países ricos fazem promessas ambientais “da boca para fora”. O presidente defendeu a China e disse que, na COP de 2009, nações desenvolvidas quiseram responsabilizar unicamente o país asiático pela poluição mundial. “Ainda tem muita coisa da boca para fora. A 1ª COP que participei para discutir a questão ambiental foi em 2009, na Dinamarca. Naquela COP, havia uma comunhão de interesse dos países ricos para culpar a China pela poluição do mundo”, disse Lula.
“Todo mundo queria culpar a China, e o Brasil disse ‘não’. A gente não vai culpar a China porque teve gente poluindo o planeta antes da China. Não foi a China que fez a revolução industrial. A revolução industrial que poluiu o planeta vem de 200 anos atrás. Eu quero saber se as pessoas estão pagando a dívida que têm com o planeta Terra”, declarou o presidente. Segundo Lula, a COP15 também serviu para que os países ricos fizessem promessas ambientais que nunca cumpriram, em referência ao pagamento prometido de US$ 100 bilhões por ano, a partir de 2020, para ajudar nações mais pobres frente aos rente aos efeitos das mudanças climáticas.
O presidente falou sobre o assunto em sua live “Conversa com o Presidente”, programa semanal no qual é entrevistado pelo jornalista Marcos Uchôa, contratado pela TV Brasil. Foi a 6ª transmissão realizada.
Poder 360