O ministro do Interior da Venezuela, Remigio Ceballos, foi convidado pelo Governo Lula para visitar o País durante um evento da Cúpula da Amazônia, realizado em Belém, no Pará. O convite ao almirante venezuelano, alvo de sanções dos Estados Unidos e países da União Europeia, foi assinado pelo ministro da Justiça do Brasil, Flávio Dino. 

Além da visita, Ceballos foi convidado a participar de uma reunião preparatória prevista para o dia 7 de agosto, enquanto a Cúpula da Amazônia acontece nos dias seguintes na capital paraense. O objetivo do encontro, segundo o convite assinado por Dino, é aprofundar o diálogo entre as autoridades de segurança pública dos países amazônicos, membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Atualmente Ministro do Interior, Ceballos já ocupou diversos cargos no alto comando das Forças Armadas venezuelanas e é um dos principais nomes de sustentação à ditadura de Nicolás Maduro. 

Sanções ao líder venezuelano

Em 2019, o almirante Remigio Ceballos foi incluido em uma lista de pessoas com bens bloqueados pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. Outras quatro autoridades da Venezuela também constam na lista. A decisão, segundo o órgão norte-americano, se dá por Ceballos "agir em nome do regime opressivo de Maduro", que, nas palavras do governo americano, "continua a promover níveis flagrantes de corrupção e abusos de direitos humanos".

Os governos do Canadá, Reino Unido e a União Europeia (UE) endossaram as sanções contra Ceballos. Por sua vez, em 2021, a Venezuela expulsou a embaixadora da UE após o bloco impor sanções contra funcionários venezuelanos

Deixe seu Comentário