A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou nesta terça-feira (1º) as ações de conscientização em prol da Semana Mundial de Aleitamento Materno com orientações para gestantes e puérperas que utilizam as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). As equipes realizaram uma roda de conversa nas UBS’s dos bairros Parque Portugal e Vila Itália.

 Talita Paranhos Melo, de 33 anos, está grávida de cinco meses. “É muito importante essa ação coletiva, pois ocorre uma troca de experiências. Quando vemos outras mães trazendo diferentes tipos de relatos, nós trazemos para o nosso cotidiano. São relatos pessoais, tanto positivos, quanto negativos, e assim aprendemos umas com as outras”, comentou.

 Dentistas também participaram para alertar sobre os benefícios que o aleitamento materno traz para a saúde bucal do neném, contribuindo para o crescimento dos ossos e dos músculos, levando à harmonia da face, ao correto posicionamento de dentes e língua, além de auxiliar a respiração e a fala. A amamentação auxilia na redução de risco de cárie e na qualidade dos tecidos dentários, pois o leite materno é fonte de cálcio e outros minerais.

 A ação acontece até a próxima sexta-feira (7) nas UBS’s Paraíso, Pinheiros, Jurema, Vila Santana e Imperial, além do Centro de Atenção à Mulher (CAM). Este ano, o tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães que trabalham” tem o objetivo de informar a sociedade sobre as perspectivas dos pais trabalhadores em relação à amamentação e à paternidade.

Benefícios

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida, seguido de amamentação continuada até dois anos ou mais, com alimentação complementar adequada a partir dos seis meses.

 Os benefícios vão desde a redução da mortalidade infantil e da morbidade, ou seja, de doenças respiratórias, diarreias e otites, até a redução no desenvolvimento de sobrepeso, obesidade e diabetes. Também há evidências de efeitos positivos para a saúde mental da criança.

 Amamentar também auxilia na prevenção de algumas doenças da mulher, reduzindo as chances de desenvolverem futuramente o câncer de mama, ovário e de útero, além de diabetes tipo 2.

Deixe seu Comentário