O Ministério das Relações Exteriores da Rússia condenou a substituição do símbolo da “pátria” em uma famosa estátua da era soviética em Kiev.

No domingo (6), o governo ucraniano substituiu o símbolo soviético do martelo e da foice por um tridente – o brasão ucraniano – no escudo do monumento que domina o horizonte da capital, a Mãe Pátria.

“Acreditamos que esta mudança será o início de uma nova etapa no renascimento de nossa cultura e identidade, a rejeição final dos símbolos e narrativas soviéticas e russas”, disse o Ministério da Cultura ucraniano.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, respondeu no Telegram: “Em Kiev, um tridente foi instalado no monumento ‘Mãe Pátria’. Esta é toda a essência do regime de Kiev e dos ciborgues liderados por ele. Mãe não pode ser renomeada. Ela é uma. E a única coisa que você pode fazer com isso é amar. E eles não sabem como.”

O monumento, uma estátua de 102 metros de altura que se eleva sobre a área circundante, é feito de aço. Sua construção começou em 1979. Representava uma mulher segurando uma espada e um escudo estampado com o símbolo soviético do martelo e da foice.

CNN