Planejamento, capricho e arremate dos serviços de zeladoria são elogiados pelos moradores
O planejamento, o capricho e o arremate dos serviços de zeladoria do "Valinhos em Ação", realizado pela Prefeitura, têm sido elogiados pelos moradores diretamente para os fiscais de obras da Secretaria de Serviços Públicos durante a segunda fase programa na região do Jardim do Lago.
O tapa-buraco, por exemplo, é feito em quatro etapas. Apesar de a execução ser mais demorada se comparada ao ritmo anterior, a eficácia é maior. “Isso porque primeiro passamos a fresa para remover o pavimento danificado em uma profundidade de quatro a oito metros, mas ser alterar a base. Depois aplicamos a emulsão asfáltica, uma espécie de cola, que serve para dar liga com a massa asfáltica, que vem na sequência. Por último, ocorre o acabamento com o rolo compactador”, detalha o servidor municipal e encarregado de massa asfáltica, Celcivan Vieira de Melo.
Melo comentou ainda que anteriormente o tapa-buraco não contava as etapas de remoção do pavimento e de emulsão asfáltica. “Assim, o serviço não era duradouro e eficaz. Hoje somente utilizamos esse sistema de forma emergencial”, compara.
Além do asfalto, também tem chamado a atenção dos moradores o fato de, em uma única quadra, serem realizados simultaneamente até quatro tipos de serviços.
A constatação é do servidor municipal, Eduardo Avelino dos Santos Júnior. Ele contou que em uma via são feitas roçagem e poda de árvores, na outra limpeza de boca de lobo, em uma terceira o tapa-buraco e em uma quarta, fechando o serviço, reforma de calçada e pintura de guias. “As pessoas percebem a sequência dos serviços, com começo, meio e fim. Assim, os bairros vão se transformando em verdadeiros canteiros de obras".
A força-tarefa de zeladoria e melhorias simultâneas beneficiará nesta fase os moradores de 14 bairros. Além do Jardim do Lago, Maracanã e Panorama, são eles: Parque Florence, Jardim Pacaembu, Santa Cecília, Lorena, Morada do Sol, Vila Pagano, Santo Antônio, Residencial Augusto Valentim Juliato, Jardim São Jorge, Santa Marina e Jardim Valença.
Segundo a Secretaria de Serviços Públicos a previsão de término é no final de setembro. Para o próximo dia 30 está programado um evento de lazer, em local a ser confirmado, para marcar o encerramento da segunda fase do “Valinhos em Ação”.